empresa-pt


MISSÃO

A Beiragel, S.A. oferece ao mercado produtos alimentares de elevada qualidade garantindo a satisfação de todas as partes interessadas, incluindo os Colaboradores, Clientes, Fornecedores e Parceiros. Garantindo assim satisfação e fidelização do consumidor final através da qualidade e segurança dos nossos produtos.


VISÃO

A BEIRAGEL, S.A. pretende ser reconhecida no mercado como uma empresa de referência na Qualidade Alimentar.


A EMPRESA

Fundada em Outubro de 1985, a Beiragel localiza-se na zona urbana da cidade de Viseu e dedica-se ao comércio e transformação de produtos alimentares congelados.

Tinha como principal objectivo abastecer o pequeno comércio situado na Região Centro do País. Os principais mercados localizavam-se nos distritos de Viseu e Guarda, e parte dos distritos de Coimbra e Aveiro. O fornecimento a estes clientes era, e ainda hoje é, assegurado pela frota de distribuição própria da Beiragel.

Motivada pelo rápido crescimento da sua quota de mercado e pela elevada exigência do sector, sentiu necessidade de criar uma marca própria para o pescado congelado.

Assim, decidiu-se pela criação de uma linha de transformação contínua que permite a obtenção de produtos de elevada qualidade. Estes produtos juntamente com a marca Beiragel são hoje facilmente associados à imagem de qualidade que a empresa sempre pretendeu transmitir ao consumidor.

Com o objectivo de solidificar a imagem da empresa no mercado, optou por fornecer alguns armazenistas, que assim asseguram um mercado para os produtos Beiragel em zonas que a nossa frota de distribuição não abrange.

No decorrer do ano 2001 verificaram-se grandes transformações na empresa, tais como alteração de Sociedade por Quotas para Sociedade Anónima, criação do Departamento de Qualidade, ampliação das suas instalações físicas (para uma área coberta aproximada de 3.500 metros quadrados em Viseu), reestruturação do Departamento Comercial, etc.

Devido à política de investimento continuada adquiriu, no decorrer de 2005, instalações próprias em Castelo Branco, com uma área coberta de cerca de 700 metros quadrados, que possibilitou o alargamento das áreas abrangidas pela distribuição directa, e, consequentemente, a conquista de novos clientes.

Nas zonas geográficas não cobertas pela nossa distribuição continuamos a fazer acordos comerciais com novos armazenistas localizados fora dessas mesmas zonas de influência.

Os mercados comunitário e internacional continuam a ser mercados interessantes para a Beiragel pois efectuamos exportações com regularidade, e temos boas perspectivas de crescimento nestes mercados a médio e longo prazo.

A Beiragel assume-se como empresa primeiramente industrial, embora o peso nas vendas desta vertente apenas se situe nos 58% (dados de 2011) deixando antever ainda alguma indefinição quanto à sua actividade principal: meramente comercial, ou pura indústria alimentar, embora ao longo destes últimos anos a tendência mostra-nos que cada vez mais a Beiragel é uma empresa industrial.

Salienta-se no entanto que, nestes últimos anos o peso nas vendas dos produtos acabados da marca Beiragel tem sido cada vez maior, e nesse sentido a empresa tem mantido a aposta em assegurar elevados níveis de qualidade desses produtos que põe à disposição de todos os consumidores.

Desde o ano de 2007 que a estratégia tem passado também por alargar estes padrões de qualidade tanto aos procedimentos internos, como aos processos de gestão, tendo culminado essa estratégia, ainda no decorrer desse ano, com a atribuição pelo IAPMEI do Estatuto de PME Líder, que pretende distinguir as empresas que obtenham elevadas performances em termos de Gestão, e que apresentem um perfil de risco baixo.

No início de 2008 toda esta estratégia baseada na qualidade foi reconhecida com a obtenção da certificação dos processos de concepção, produção e comercialização de produtos alimentares congelados e refrigerados pela norma NP EN ISO 9001:2000, e também, segundo os requisitos do Sistema Food Safety decorrente da metodologia de Segurança Alimentar HACCP, ambos emitidos pela TUV Rheinland Portugal. Esta certificação ainda hoje se mantém.

Desde de 2008 até 2011 a Beiragel tem sido, todos os anos, distinguida pelo IAPMEI com os Estatutos PME Líder, e PME Excelência, sendo estes prémios atribuídos às PME’s cujos indicadores de Gestão foram considerados como sendo os melhores entre as mais de 300 mil em actividade.

No decorrer do ano 2011 as instalações sede da Beiragel foram alvo de processo de remodelação.

Com esta remodelação a Beiragel pretendeu efectuar uma grande intervenção na “sala de transformação” dotando-a de mais e melhor equipamento industrial, bem como dotar todo o edifício, de instalações adequadas ao crescimento que a empresa teve nos últimos anos, quer ao nível dos seus colaboradores, quer ao nível de toda a logística ligada à actividade industrial.

Neste momento a área total de implantação do edifício sede ronda os 4 mil metros quadrados e a indústria está dotada de equipamentos modernos, com espaços amplos, e quer a nível de escritórios, quer a nível das outras instalações sociais, a empresa está perfeitamente dimensionada para o aumento de colaboradores que se espera que venha a acontecer nos próximos anos.

empresa-fachada